Presos desafiam autoridades e iniciam uma nova rebelião no Complexo Penitenciário de Itaitinga

Junho 25, 2016 Sem comentários »

A quebradeira recomeçou nas unidades do Sistema Penitenciário do Estado na manhã desta sexta-feira (24), mesmo com a presença de um reforço da Força Nacional de Segurança (FNS) no Ceará há quase um mês.

Na Casa de Privação Provisória da Liberdade Dois (CPPL 2), os detentos iniciaram uma rebelião que pode estar relacionada à desarticulação de parte de uma facção criminosa que atua dentro dos presídios locais, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Os presos se armaram com pedaços de ferro e outros materiais que estão sendo utilizados na reforma do presídio por com ta das depredações nas rebeliões de maio último. Com os pedaços de vergalhões eles rapidamente fabricam “cossocos”.

Segundo as últimas informações, os detentos estão todos soltos, armados e iniciaram uma nova depredação geral naquela unidade. Em áudios postados nas redes sociais é possível perceber a aflição de agentes penitenciários pedindo a presença de reforço da tropa do Batalhão de Polícia de Choque para conter os amotinados.  Os presos já estariam próximos de invadir a ala administrativa, a púnica ainda isolada do domínio deles.

Até o momento não há registro de mortos ou feridos, mas nas comunicações internas, os agentes penitenciários pedem o reforço da Polícia Militar e chamam os colegas para se postar na entrada da ala administrativa com carabinas de calibre 12, já que os detentos estão enfurecidos e quebrando tudo o que ainda resta no presídio.

Por FERNANDO RIBEIRO

Assunto Relacionado

Comente