Câmara de Barbalha pede explicações sobre bloqueio de R$ 1 mi do PDDE

Outubro 29, 2015 Sem comentários »

A secretária de Educaçãode Barbalha, Cristiane Sampaio, foi convocada pela Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre o bloqueio de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE).

A convocação foi aprovada pela maioria dos vereadores, na sessão do dia 19, com solicitação do vereador Dorivan Amaro (PT). O vereador Rildo Teles (PSL), autor da denúncia, recebeu informações de que, por falta de fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Educação, duas escolas não enviaram as prestações de contas, o que teria ocasionado o bloqueio dos recursos para todas as unidades da rede pública municipal.

Segundo a denúncia de um diretor de escola, não identificado pelo vereador, o Município já acumularia prejuízos de R$ 1 milhão somente em 2015. Ao apurar o caso, o vereador Rildo disse ter identificado que essa não é a primeira vez que o Município fica sem receber os recursos do PDDE. Em 2009 e 2013, problemas semelhantes também impuseram restrições ao recebimento da verba.

Sem os recursos, os gestores escolares reclamam da dependência da Secretaria e da Prefeitura para resolver problemas básicos como a substituição de uma lâmpada queimada. Em conversa com o vereador Rildo, a ex-secretária de Educação do Município, Edilene Maria Garcia, teria dito que, durante sua gestão, incluindo 2013, não houve falta de assessoramento aos diretores.

LEIA REPORTAGEM COMPLETA NO JORNAL DO CARIRI.

Assunto Relacionado

Comente